segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Locomotivas elétricas e térmicas

Princípio

A letra "A" designa um eixo motor único, "B" um truque com dois eixos motores, "C" um truque com três eixos motores, assim por diante, sendo que os eixos guia ou de suporte, quando os há, são designados por um número. Nisso a classificação AAR, a classificação UIC e a variante francesa dessa última estão de acordo. A classificação AAR é a majoritariamente usada no continente americano, com exceção da Argentina e do Chile que aderiram à UIC. No caso do Brasil também encontramos claras inserções UIC quando se fala de locomotivas elétricas e diesel. A mesma mistura de AAR e UIC podem ser observadas em publicações australianas e neozelandesas. De qualquer maneira, as diferenças são poucas. A classificação UIC predomina em toda Europa (com exceção da Suíça), Ásia e África do Norte.
No continente americano, de modo geral, diferenciamos entre a classificação Whyte para as locomotivas a vapor e a classificação AAR para as locomotivas térmicas e elétricas. Nos espaços geográficos adeptos da classificação UIC porém, acabou-se aperfeiçoando aquele sistema de modo que esse pode ser igualmente aplicado a qualquer tipo de locomotiva, automotriz ou trem-unidade. Então vale relembrar para a classificação UIC:
·         Número: rodeiros sem tração
·         Letra maiúscula: rodeiros com tração conjunta
·         Letra maiúscula seguida de o: rodeiros com tração individual cada um
·         Sem apóstrofe: indicação dos rodeiros estarem montados no estrado
·         Com apóstrofe: indicação dos rodeiros estarem montados em um truque
·         Parênteses: indicação de se tratar de uma locomotiva de articulação simples
·         Sinal de adição: indicação de se tratar de uma locomotiva de articulação composta
Se a Turquia nem procurou mais aplicar o seu sistema de classificação de locomotivas a vapor às suas locomotivas elétricas e térmicas, de modo que para as locomotivas térmicas e elétricas se adotou a classificação UIC na íntegra, na Suíça não se quer nem saber de UIC ou AAR; ou seja, a classificação suíça de locomotivas a vapor acabou estendendo-se a todas as locomotivas, automotrizes e trens-unidade naquele país. Deve ser por causa dos trens-unidade que, contrariamente ao que se faz nas locomotivas a vapor duplex, engrenadas e articuladas, nas locomotivas elétricas e térmicas o sistema suíço soma apenas as quantidades absolutas de eixos motores e totais de eixos, omitindo o fato da respectiva locomotiva possuir truques ou rodeiros em conjuntos e quantos são. Uma explicação para a Suíça manter seu sistema tradicional de classificação, e mais resumido ainda, pode se encontrar em algumas construções bastante peculiares que continuam circulando por lá. 

Fonte: Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário