Locomotivas elétricas e térmicas
Princípio
A letra "A" designa um eixo motor único,
"B" um truque com dois eixos motores, "C" um truque com
três eixos motores, assim por diante, sendo que os eixos guia ou de suporte,
quando os há, são designados por um número. Nisso a classificação AAR, a classificação UIC e a variante francesa
dessa última estão de acordo. A classificação AAR é a majoritariamente usada no
continente americano, com exceção da Argentina e
do Chile que
aderiram à UIC. No caso do Brasil também encontramos claras inserções UIC
quando se fala de locomotivas elétricas e diesel. A mesma mistura de AAR e UIC
podem ser observadas em publicações australianas e neozelandesas.
De qualquer maneira, as diferenças são poucas. A classificação UIC predomina em
toda Europa (com exceção da Suíça), Ásia e África do Norte.
No continente americano, de modo geral,
diferenciamos entre a classificação Whyte para as locomotivas a vapor e a
classificação AAR para as locomotivas térmicas e elétricas. Nos espaços
geográficos adeptos da classificação UIC porém, acabou-se
aperfeiçoando aquele sistema de modo que esse pode ser igualmente aplicado a
qualquer tipo de locomotiva, automotriz ou trem-unidade. Então vale relembrar
para a classificação UIC:
·
Número:
rodeiros sem tração
·
Letra maiúscula: rodeiros com tração conjunta
·
Letra maiúscula seguida de o: rodeiros com tração individual cada um
·
Sem apóstrofe:
indicação dos rodeiros estarem montados no estrado
·
Com apóstrofe:
indicação dos rodeiros estarem montados em um truque
·
Parênteses:
indicação de se tratar de uma locomotiva de articulação simples
·
Sinal de adição: indicação de se tratar de uma locomotiva de articulação composta
Se a Turquia nem procurou mais aplicar o seu
sistema de classificação de locomotivas a vapor às suas locomotivas elétricas e
térmicas, de modo que para as locomotivas térmicas e elétricas se adotou a classificação UIC na íntegra, na Suíça não
se quer nem saber de UIC ou AAR; ou seja, a classificação suíça de locomotivas
a vapor acabou estendendo-se a todas as locomotivas, automotrizes e
trens-unidade naquele país. Deve ser por causa dos trens-unidade que,
contrariamente ao que se faz nas locomotivas a vapor duplex, engrenadas e
articuladas, nas locomotivas elétricas e térmicas o sistema suíço soma apenas as
quantidades absolutas de eixos motores e totais de eixos, omitindo o fato da
respectiva locomotiva possuir truques ou rodeiros em conjuntos e quantos são.
Uma explicação para a Suíça manter seu sistema tradicional de classificação, e
mais resumido ainda, pode se encontrar em algumas construções bastante
peculiares que continuam circulando por lá. Fonte: Wikipedia
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