Arranjos de rodeiros AAR
Aqui estão listados os tipos de rodeiros mais comuns, os quais encontramos alguns nas locomotivas do Brasil.
1A-A1
1A-A1 são dois truques ou conjuntos de rodeiro
identicos. o truque 1A fica sob a frente da locomotiva e tem um rodeiro sem
tração e um de tração. O segundo truque A1 esta sob a traseira e tem um rodeiro
de tração e um sem tração.
A1A-2
A1A-2 são dois truques ou conjuntos de rodeiros. O
truque A1A fica sob a frente da locomotiva e tem um rodeiro de tração, um
rodeiro sem tração e mais um rodeiro com tração. O truque em 2 fica sob a parte
traseira da loco e tem dois rodeiros sem tração.
A1A-3
A1A-3 são dois truques ou conjuntos de rodeiros. O
truque A1A fica sob a frente da locomotiva e tem um rodeiro com tração, um
rodeiro sem tração e mais um rodeiro com tração. O truque em 3 fica sob a parte
traseira da loco e tem três rodeiros sem tração.
A1A-A1A
A1A-A1A são dois truques ou conjuntos de rodeiros,
cada um com um rodeiro de tração, um rodeiro sem tração e mais um rodeiro com
tração. Cada rodeiro de tração é acionado individualmente. A vantagem desse
arranjo é prover uma melhor distribuição de peso e com isso reduzir o peso por
eixo sobre os trilhos. Um exemplo são as PA-2 da
antiga Companhia Paulista de Estradas de
Ferro (CPEF).
A1A-B+B
A1A-B+B são três truques ou conjuntos de rodeiros.
O primeiro truque tem três rodeiros, sendo que o rodeiro central não tem
tração. Um par de truques de dois eixos, cada um com ambos os rodeiros
tracionados, é conectado por uma barra de extensão sob a parte traseira da
locomotiva.
B
B é dois eixos de tração. Os eixos não são
articulados em relação a outras partes da locomotiva. Esse arranjo de rodas é
usado somente em locomotivas muito pequenas e às vezes referido como 0-4-0, seu equivalente na
classificação Whyte.
B-1
B-1 são dois truques ou conjuntos de rodeiros. O
truque B fica sob a frente da locomotiva e possui dois rodeiros com tração. O
truque ou rodeiro 1 fica soba a parte traseira da loco e seu rodeiro não tem
tração.
B-2
B-2 são dois truques ou conjuntos de rodeiros. O
truque B fica sob a frente da locomotiva e possui dois rodeiros com tração. O
truque ou rodeiros 2 fica sob a parte traseira da loco e os dois rodeiros não
têm tração.
B-A1A
B-A1A são dois truques ou conjuntos de rodeiros. O
truque B fica sob a frente da locomotiva e tem dois rodeiros com tração. O
truque A1A fica soba a parte traseira da loco e tem um rodeiro com, um sem e
mais um com tração.
B-B
B-B são dois truques ou conjuntos de rodeiros,
sendo que cada truque possui dois rodeiros com tração. Esta é uma configuração
bastante popular para uso em velocidades altas com pesos baixos, como em trens
intermodais por exemplo. Exemplos desse arranjo são as GP9L e GP18 da
antiga Estrada de Ferro Araraquarense (EFA).
B-2-B
B-2-B são três truques ou conjuntos de rodeiros. O
truque central tem dois rodeiros sem tração, e os respectivos truques em cada
extremidade da locomotiva têm dois eixos com tração. Para esse arranjo, a
locomotiva precisa ser articulada ou o truque central precisa ser dotado de um
jogo lateral significativo.
B-B-B
B-B-B são três truques ou conjuntos de rodeiros.
Cada truque apresenta dois rodeiros com tração. Para esse arranjo, a locomotiva
precisa ser articulada ou o truque central precisa ser dotado de um jogo
lateral significativo.
2-B+B-2
2-B+B-2 são dois conjuntos de eixos em locomotivas
articuladas. Em cada conjunto há um truque com dois eixos sem tração e,
olhando-se da extremidade ao meio, atrás desse truque há dois eixos de tração.
Os dois conjuntos articulados posicionam-se contra suas partes traseiras um do
outro e são conectados por uma dobradiça.
B+B-B+B
"B+B-B+B" significa que há quatro truques
ou conjuntos de rodeiros idênticos sob a locomotiva. Cada truque possui dois
eixos de tração e os pares de truques são conectados através de uma barra de
extensão. A EFVM (Estrada de
Ferro Vitória a Minas) usa tais locomotivas, como as BB36 e
as BB40-9W, por exemplo.
B-B+B-B
"B-B+B-B" significa que há quatro truques
ou conjuntos de rodeiros idênticos sob a locomotiva. Cada truque possui dois
eixos de tração e o par central de truques é conectado através de uma barra de
extensão. Na maioria das vezes, a locomotiva é articulada por cima dessa barra.
B-B+B-B+B-B
"B-B+B-B+B-B" significa que a locomotiva
tem seis truques ou conjuntos de rodeiros idênticos. Cada truque tem dois eixos
com tração. No meio, a locomotiva é articulada.
C
"C" significa que há três eixos de tração
sob a locomotiva. Os eixos não são articulados em relação a outras partes da
locomotiva. Este arranjo de rodas é usado somente em locomotivas muito pequenas
e às vezes referido como 0-6-0, seu equivalente na classificação
Whyte.
C-C
"C-C" significa que há dois truques ou
conjuntos de rodeiros idênticos sob a locomotiva, sendo que cada truque possui
três eixos de tração. Esta é uma configuração bastante popular para uso em
velocidades baixas com pesos altos como trens de minério, por exemplo. Exemplo
são as elétricas Carioquinha da antiga Rede Ferroviária Federal (RFFSA).
1Co-Co1
1Co-Co1 são dois conjuntos de rodeiros em
locomotivas articuladas ou em locomotivas que consistem de duas unidades
permanentemente acopladas mas mecanicamente independentes entre si. Cada
conjunto é formado por um eixo guia sem tração montado num truque e três eixos
com tração montado no estrado da locomotiva. Em cada conjunto os três rodeiros
de tração são acionados por motores de tração individuais.
1-C+C-1
"1-C+C-1" significa que há dois conjuntos
de eixos articulados sob a locomotiva. Em cada conjunto há um truque com um
eixo sem tração e, olhando-se da extremidade ao meio, atrás desse truque há
três eixos de tração. Os dois conjuntos articulados posicionam-se contra suas
partes traseiras um do outro e são conectados por uma dobradiça.
2-C+C-2
"2-C+C-2" significa que há dois conjuntos
de eixos articulados sob a locomotiva. Em cada conjunto há um truque com dois
eixos sem tração e, olhando-se da extremidade ao meio, atrás desse truque há
três eixos de tração. Os dois conjuntos articulados posicionam-se contra suas
partes traseiras um do outro e são conectados por uma dobradiça. As V8 da
antiga FEPASA servem
de bom exemplo.
2-C1+2-C1-B
"2-C1+2-C1-B" significa que há cinco
truques. Um truque possui dois eixos sem tração, o truque seguinte três eixos
com e um eixo sem tração; segue mais um truque com dois eixos sem tração e mais
um com três eixos com e um eixo sem tração, sendo esse último seguido por mais
um truque com dois eixos de tração. Apenas três locomotivas com esse arranjo,
as três térmicas (turbo-vapor), foram
construídas pela Baldwin para a Chesapeake and Ohio
Railway ente 1947 e 1948.
C-C+C-C
"C-C+C-C" significa que há quatro truques
ou conjuntos de rodeiros idênticos sob a locomotiva. Cada truque possui três
eixos de tração. Este arranjo era usado em locomotivas turbo-gás, sendo que as locomotivas
consistiam de dois exemplares acoplados permanentemente em suas partes
traseiras.
C+C-C+C
"C+C-C+C" significa que há quatro truques
ou conjuntos de rodeiros idênticos sob a locomotiva. Cada truque possui três
eixos de tração e os pares de truques são conectados através de uma barra de
extensão. Esse arranjo é usado em locomotivas turbo-vapor.
2-D-2
"2-D-2" significa que há três truques ou
conjuntos de rodeiros sob a locomotiva. Em cada extremidade há um truque com
dois eixos sem tração cada, enquanto o truque central possui quatro eixos com
tração.
D-D
"D-D" significa que há dois truques ou
conjuntos de rodeiros idênticos sob a locomotiva, sendo que cada truque possui
quatro eixos de tração. Esta é uma configuração bastante popular para uso em
velocidades baixas com pesos altos como trens de minério, por exemplo. Exemplo
são as EMD DDM45 da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM).
2-D+D-2
"2-D+D-2" significa que há dois conjuntos
de eixos articulados sob a locomotiva. Em cada conjunto há um truque com dois
eixos sem tração e, olhando-se da extremidade ao meio, atrás desse truque há
quatro eixos de tração. Os dois conjuntos articulados posicionam-se contra suas
partes traseiras um do outro e são conectados por uma dobradiça. As GE 2-D+D-2 (Russa)
da antiga FEPASA são
um bom exemplo.
B-D+D-B
"B-D+D-B" significa que há dois conjuntos
de eixos articulados sob a locomotiva. Em cada conjunto há um truque com dois
eixos de tração e, olhando-se da extremidade ao meio, atrás desse truque há
quatro eixos de tração. Os dois conjuntos articulados posicionam-se contra suas
partes traseiras um do outro e são conectados por uma dobradiça.
1B-D+D-B1
"1B-D+D-B1" significa que há dois
conjuntos de eixos articulados sob a locomotiva. Em cada conjunto há um truque
com um eixo sem tração e dois eixos de tração e, olhando-se da extremidade ao
meio, atrás desse truque há quatro eixos de tração. Os dois conjuntos
articulados posicionam-se contra suas partes traseiras um do outro e são
conectados por uma dobradiça.
Fonte: Wikipedia
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