segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Arranjos de rodeiros UIC

A1A
A1A é um conjunto de três rodeiros montados no estrado da locomotiva, sendo o primeiro de tração, o segundo sem tração e o terceiro com tração. Cada rodeiro de tração é acionado individualmente.
(A1A)(A1A)
(A1A)(A1A) são dois truques com três rodeiros cada, tendo cada truque um rodeiro com tração, um rodeiro sem tração e mais um rodeiro com tração. Cada rodeiro de tração é acionado por um motor individual. A vantagem desse arranjo é proporcionar uma melhor distribuição de peso e com isso reduzir o peso por eixo sobre os trilhos. Um exemplo são as RSC-1 da antiga SPR (São Paulo Railway).
B
B é dois rodeiros de tração montados no estrado da locomotiva e conectados por barras ou engrenagens.
Bo
Bo é dois rodeiros com tração montados no estrado da locomotiva e acionados por motores de tração individuais.
B1
B1 é dois rodeiros de tração e um rodeiro de apoio sob a extremidade traseira, todos montados no estrado da locomotiva.
1'B
1'B é um rodeiro guia montado num truque sob a extremidade dianteira e dois rodeiros de tração montados no estrado da locomotiva.
1B1'
1B1 é um rodeiro guia sem tração e dois rodeiros com tração, todos montados no estrado da locomotiva, e um rodeiro de apoio sem tração montado num truque.
2'B1'
2'B1' é dois rodeiros guia sem tração montados num truque, dois rodeiros com tração montados no estrado da locomotiva e mais um rodeiro de apoio sem tração montado em um truque. Os dois rodeiros com tração são conectados com barras ou engrenagens.
BB
BB são duas duplas de dois rodeiros de tração cada, todos montados no estrado da locomotiva. Cada dupla de rodeiros é conectada por barras ou engrenagens.
B'B'
B'B' são dois truques, tendo cada truque dois rodeiros com tração que são conectados por barras ou engrenagens. Bem 75% de todas as locomotivas modernas no mundo, como também as unidades motrizes de trens automotores, são configurados ou com este ou com o arranjo "Bo'Bo'".
Bo'Bo'
Bo'Bo' são dois truques, tendo cada truque dois rodeiros com tração acionados por motores de tração individuais. Bem 75% de todas as locomotivas modernas no mundo, como também as unidades motrizes de trens automotores, são configurados ou com este ou com o arranjo "B'B'".
Bo+Bo
Bo+Bo são dois conjuntos de rodeiros Bo em locomotivas articuladas ou em locomotivas que consistem de duas unidades permanentemente acopladas mas mecanicamente independentes entre si. Em cada conjunto os rodeiros são de tração e são acionados por motores de tração individuais.
Bo'(A1A)
Bo'(A1A) são dois truques diferentes. O truque Bo' fica sob uma extremidade da locomotiva e tem dois rodeiros com tração enquanto o truque (A1A) fica sob a outra extremidade da locomotiva e tem um rodeiro com tração, um sem tração e mais um com tração. Todos os rodeiros de tração são acionados por motores individuais de tração.
1'BB1'
1'BB1' são um eixo guia sem tração montado num truque, dois pares de eixos com tração montados no estrado da locomotiva e mais um eixo de apóio sem tração montado num truque. Os rodeiros em cada par de eixos com tração são conectados por barras ou engrenagens.
(1B)(B1)
(1B)(B1) são dois conjuntos de rodeiros, sendo cada conjunto formado por um rodeiro guia sem tração e dois rodeiros com tração conectados por barras ou engrenagens.
(1'B)(B1')
(1'B)(B1') são dois conjuntos de rodeiros, sendo cada conjunto formado por um eixo guia sem tração montado num truque e dois eixos com tração montados no estrado da locomotiva. Os rodeiros com tração são conectados por barras ou engrenagens.
(1'Bo)(Bo1')
(1'Bo)(Bo1') são dois conjuntos de rodeiros, sendo cada conjunto é formado por um eixo guia sem tração montado num truque e dois eixos com tração montados no estrado da locomotiva. Os rodeiros com tração são acionados por motores de tração individuais.
1Bo+Bo1
1Bo+Bo1 são dois conjuntos de rodeiros em locomotivas articuladas ou em locomotivas que consistem de duas unidades permanentemente acopladas mas mecanicamente independentes entre si. Em cada conjunto há um rodeiro guia sem tração e dois rodeiros com tração montados no estrado da locomotiva e acionados por motores de tração individuais.
1'B+B1'
1'Bo+Bo1' são dois conjuntos de rodeiros em locomotivas articuladas ou em locomotivas que consistem de duas unidades permanentemente acopladas mas mecanicamente independentes entre si. Em cada conjunto há um rodeiro guia sem tração montado num truque e dois rodeiros com tração montados no estrado da locomotiva e acionados por motores de tração individuais.
1'Bo+Bo1'
1'Bo+Bo1' são dois conjuntos de rodeiros em locomotivas articuladas ou em locomotivas que consistem de duas unidades permanentemente acopladas mas mecanicamente independentes entre si. Em cada conjunto há um rodeiro guia sem tração montado num truque e dois rodeiros com tração montados no estrado da locomotiva e acionados por motores de tração individuais.
2'B+B1'
2'B+B1' são dois conjuntos de rodeiros em locomotivas articuladas ou em locomotivas que consistem de duas unidades permanentemente acopladas mas mecanicamente independentes entre si. Um conjunto é de dois rodeiros guia sem tração montados num truque e dois rodeiros com tração montados no estrado da locomotiva, e o outro é de um rodeiro guia sem tração montado num truque e dois rodeiros com tração montados no estrado da locomotiva. Cada par de rodeiros com tração é conectado por barras ou engrenagens.
B+B+B
B+B+B são três conjuntos de rodeiros B montados nos estrados de locomotivas articuladas ou de locomotivas que consistem de duas unidades permanentemente acopladas mas mecanicamente independentes e separadas por uma unidade sem controles próprios entre si. Em cada truque os rodeiros são de tração e são conectados por barras ou engrenagens.
Bo'Bo'Bo'
Bo'Bo'Bo' são três conjuntos de rodeiros B montados em truques. Em cada truque os rodeiros são de tração e são acionados por motores de tração individuais.
2'BB2'
2'BB2' são dois rodeiros guia sem tração montados num truque, dois pares de rodeiros com tração montados no estrado da locomotiva e dois rodeiros de apoio sem tração montados num truque. Em cada par de rodeiros com tração, os rodeiros são conectados por barras ou engrenagens.
2'Bo'Bo'2'
2'Bo'Bo'2' são dois rodeiros guia sem tração, dois pares de rodeiros com tração e dois rodeiros de apoio sem tração, sempre montados em truques. Quanto aos rodeiros de tração, em cada truque os rodeiros são acionados por motores de tração individuais.
C
C é três rodeiros de tração montados no estrado da locomotiva e conectados por barras ou engrenagens de tração.
Co
Co é três rodeiros com tração montados no estrado da locomotiva e acionados por motores de tração individuais.
C1'
C1' é três rodeiros de tração montados no estrado e um rodeiro de apoio montado num truque sob uma extremidade da locomotiva.
1C
1C é um rodeiro guia e três rodeiros de tração, todos montados no estrado da locomotiva.
1'C
1'C é um rodeiro guia montado num truque sob a extremidade dianteira e três rodeiros de tração montados no estrado da locomotiva.
1'C1'
1'C1' é um eixo guia sem tração montado num truque, três eixos de tração montados no estrado da locomotiva e mais um eixo de apoio sem tração montado num truque. Os três rodeiros de tração são conectados com barras ou engrenagens.
1'Co1'
1'Co1' é um eixo guia sem tração montado num truque, três eixos com tração montados no estrado da locomotiva e mais um eixo de apoio sem tração montado em um truque. Os três rodeiros com tração são acionados individualmente por motores de tração.
1'C2'
1'C2' é um eixo guia sem tração montado num truque, três eixos de tração montados no estrado da locomotiva e mais dois eixos de apoio sem tração montados num truque. Os três rodeiros de tração são conectados com barras ou engrenagens.
2'C2'
2'C2' é dois eixos guia sem tração montados num truque, três eixos de tração montados no estrado da locomotiva e mais dois eixos de apoio sem tração montados num truque. Os três rodeiros com tração são acionados individualmente por motores de tração.
C'C'
C'C' são dois truques sob a locomotiva. Cada truque tem três rodeiros de tração conectados por barras ou engrenagens.
Co'Co'
Co'Co' são dois truques sob a locomotiva. Cada truque tem três rodeiros de tração acionados por motores individuais de tração.
C+C
C+C são dois conjuntos de rodeiros C montados no estrado de locomotivas articuladas ou de locomotivas que consistam de duas unidades permanentemente acopladas mas mecanicamente independentes entre si. Em cada conjunto os três rodeiros são de tração e são conectados por barras ou engrenagens.
Co+Co
Co+Co são dois conjuntos de rodeiros C montados no estrado de locomotivas articuladas ou de locomotivas que consistem de duas unidades permanentemente acopladas mas mecanicamente independentes entre si. Em cada conjunto os três rodeiros são de tração e são acionados por motores de tração individuais.
(1'C)(C1')
(1'C)(C1') são dois conjuntos de rodeiros, sendo cada conjunto formado por um eixo guia sem tração montado num truque e três eixos com tração montados no estrado da locomotiva. Os rodeiros com tração são conectados por barras ou engrenagens.
1'Co+Co1'
1'Co+Co1' são dois conjuntos de rodeiros em locomotivas articuladas ou em locomotivas que consistem de duas unidades permanentemente acopladas mas mecanicamente independentes entre si. Cada conjunto é formado por um eixo guia sem tração montado num truque e três eixos com tração montado no estrado da locomotiva. Em cada conjunto os três rodeiros de tração são acionados por motores de tração individuais.
2'Co'Co'2'
2'Co'Co'2' são dois rodeiros guia sem tração, dois trios de rodeiros com tração e dois rodeiros de apoio sem tração, sempre montados em truques. Quanto aos rodeiros de tração, em cada truque os rodeiros são acionados por motores de tração individuais.
D
D é quatro rodeiros de tração conectados por barras ou engrenagens. Os eixos são montados no estrado da locomotiva.
1'D1'
1'D1' é um rodeiro guia sem tração montado num truque, quatro rodeiros com tração montados no estrado da locomotiva e mais um rodeiro de apoio sem tração montado num truque. Os quatro rodeiros de tração são conectados por barras ou engrenagens.
1'Do1'
1'Do1' é um rodeiro guia sem tração montado num truque, quatro rodeiros com tração montados no estrado da locomotiva e mais um rodeiro de apoio sem tração montado em um truque. Os quatro rodeiros com tração são acionados por motores de tração individuais.
1'D2'
1'D2' é um rodeiro guia sem tração montado num truque, quatro rodeiro de tração montados no estrado da locomotiva e mais dois rodeiro de apoio sem tração montados num truque. Os quatro rodeiros de tração são conectados por barras ou engrenagens.
2'D1'
2'D1' é dois rodeiros guia sem tração montados num truque, quatro rodeiros com tração montados no estrado da locomotiva e mais um rodeiro de apoio sem tração montado num truque. Os quatro rodeiros de tração são conectados por barras ou engrenagens.
2'Do1'
2'Do1' é dois rodeiros guia sem tração montados num truque, quatro rodeiros com tração montados no estrado da locomotiva e mais um rodeiro de apoio sem tração montado em um truque. Os quatro rodeiros com tração são acionados por motores de tração individuais.
2'Do2'
2'Do2' é dois rodeiros guia sem tração montados num truque, quatro rodeiros com tração montados no estrado da locomotiva e mais dois rodeiros de apoio sem tração montados em um truque. Os quatro rodeiros com tração são acionados por motores de tração individuais.
Do+Do
Do+Do são dois conjuntos de rodeiros montados no estrado de locomotivas articuladas ou de locomotivas que consistem de duas unidades permanentemente acopladas mas mecanicamente independentes entre si. Em cada conjunto os quatro rodeiros são de tração e são acionados por motores de tração individuais.

Fonte: Wikipedia

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