domingo, 26 de maio de 2013

Estação de Morro do alto

Cia. União Sorocabana e Ytuana (1895-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998)
MORRO DO ALTO – Municio de Itapetininga, SP
Ramal de Itararé - km 179,959 SP-2479

Inauguração: 11.05.1895 com trilhos
Uso atual: moradia
Data de construção do prédio atual: n/d

HISTORICO DA LINHA: O ramal de Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação de Boituva, mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão de 65 km. Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de 1909, a estrada chegou finalmente a Itararé. Sempre crescendo em importância por causa de sua ligação com o sul, o ramal passou a sair da estação nova de Santo Antonio - hoje Iperó - em 1928, aproveitando as obras de retificação e duplicação da linha-tronco, diminuindo o trecho em 23 km. Em 1951, a linha foi eletrificada até Morro do Alto. Em 1960, até Itapetininga e não passou daí. Em 1978, o tráfego de passageiros no ramal foi extinto. Em 1973 foi construído, de Itapeva, um ramal para Apiaí, e desse, outro para Pinhalzinho, que encontrava a nova linha que vinha da região de Curitiba. O trecho a partir de Itapeva acabou desativado depois que o trecho paranaense até Jaguariaíva foi suprimido, nos anos 1990. Entretanto, em 22/12/1997, o trem de passageiros, voltou a funcionar, desta vez entre Sorocaba e Apiaí. O trem, com algumas interrupções, funcionou até fevereiro de 2001. O trecho entre Itapeva e Itararé teve os trilhos arrancados em 2001. Hoje, apenas algumas estações ainda funcionam como escritórios sob a administração da ALL.

A ESTAÇÃO: Inaugurada no dia da abertura do trecho de Tatuí a Itapetininga, em 1895, a estação de Morro do Alto está situada no bairro do mesmo nome, pertencente ao município de Itapetininga. A eletrificação do ramal chegou até ela em 1951, e somente em 1960 foi esticada dali até Itapetininga, onde parou definitivamente. Está hoje fechada, tendo servido como plataforma de embarque e desembarque para o trem Sorocaba-Apiaí até fevereiro de 2001. Apesar do prédio estar em bom estado de conservação, pelo menos em sua parte
externa (isto em 2002), sofreu descaracterização em suas partes laterais, que têm hoje janelas novas, por exemplo. A parte traseira ganhou um anexo que parece ser uma residência. A cobertura da plataforma, com telhas de amianto, bem como a seu madeiramento, também parecem ser recentes. Está sendo utilizada como moradia.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Carlos Roberto de Almeida; Adriano Martins; Hugo Caramuru; E. F. Sorocabana: relatórios oficiais, 1875-1969; IBGE, 1960; Guias Levi, 1932-1980; Ferrovias do Brasil).
Estação de Morro do Alto em Agosto de 2002, foto Adriano Martins

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