domingo, 5 de maio de 2013

GUILHERME WENDELL
 (antiga AMERICANA-NOVA e NOVA AMERICANA)
Município de Tatuí, SP


E. F. Sorocabana (1928-1971)
FEPASA (1971-1998)
Ramal de Itararé - km 152,066 SP-1969
Inauguração: 17/08/1928 com trilhos
Uso atual: demolida
Data de construção do prédio atual: 1928 (já demolido)

HISTORICO DA LINHA: O ramal de Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação de Boituva, mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão de 65 km. Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de 1909, a estrada chegou finalmente a Itararé. Sempre crescendo em importância por causa de sua ligação com o sul, o ramal passou a sair da estação nova de Santo Antonio - hoje Iperó - em 1928, aproveitando as obras de retificação e duplicação da linha-tronco, diminuindo o trecho em 23 km. Em 1951, a linha foi eletrificada até Morro do Alto. Em 1960, até Itapetininga e não passou daí. Em 1978, o tráfego de passageiros no ramal foi extinto. Em 1973 foi construído, de Itapeva, um ramal para Apiaí, e desse, outro para Pinhalzinho, que encontrava a nova linha que vinha da região de Curitiba. O trecho a partir de Itapeva acabou desativado depois que o trecho paranaense até Jaguariaíva foi suprimido, nos anos 90. Entretanto, em 22/12/1997, o trem de passageiros, voltou a funcionar, desta vez entre Sorocaba e Apiaí. O trem, com algumas interrupções, funcionou até fevereiro de 2001. O trecho entre Itapeva e Itararé teve os trilhos arrancados em 2001. Hoje, apenas as estações de Tatuí, Itapetininga e Buri ainda funcionam para carga de mercadorias, sob a administração da ALL.
A ESTAÇÃO: A nova estação de Americana foi inaugurada em 1928, na nova linha do ramal, que passou a sair não mais de Boituva, mas de Santo Antonio (hoje Iperó). Ela substituía a estação original do mesmo nome, desativada na mesma data, na linha velha. Em 1948, a estação passou a se chamar Nova Americana, para diferenciar da estação de Americana, da Cia. Paulista (antiga Villa Americana) e, em 1949, ganhou o nome definitivo de Guilherme Wendell. A estação foi infelizmente demolida, já antes de 1986, não deixando nenhum vestígio de seu local original. (Veja também AMERICANA - EFS e a vila de Americaninha).


A estação de Guilherme Wendell um dia foi aqui, e hoje não sobrou nem a plataforma. Foto de Adriano Martins em 08/2002




Fonte: Estações Ferrovias do Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário