Ferrovia Paulista S.A. FEPASA conheça mai um pouco!
História
A idéia da
FEPASA surgiu a partir dos primeiros ensaios em 1962,
com uma mensagem do governo do estado de São Paulo encaminhada à Assembléia
Legislativa, propondo a unificação das ferrovias paulistas por medida de ordem
econômica, pois havia cinco ferrovias diferentes e estatais no estado. Foi
rejeitada e em 1966 reencaminhada sendo novamente rejeitada pela Assembléia Legislativa.
Em 1967,
o governador Abreu Sodré deu o primeiro passo ao
transferir para a Companhia
Paulista de Estradas de Ferro para a administração da Estrada de Ferro Araraquara S/A,
e para a Companhia
Mogiana de Estradas de Ferro, a administração da Estrada de Ferro São Paulo e
Minas.
Em seguida,
o governador através de decretos datados de 19 de setembro de 1969, transformou todas as ferrovias de sua
propriedade em sociedades anônimas, a exemplo do que já ocorria com a Companhia
Paulista e Companhia Mogiana.
A consolidação
da unificação das ferrovias vai ocorrer no governo de Laudo Natel, quando este através do decreto nº 10.410, de
28.10.1971, sancionou a criação da nova empresa, oficializando, a FEPASA -
Ferrovia Paulista S/A. Para solucionar conflitos de caráter jurídicos
trabalhistas, o Estado criou a Lei Número 200 ,de 13 de maio de 1974 (publicada
dia 15 de maio de 1974), respeitando assim as LEIS que concediam , e exigiam
direitos e deveres,aos empregados do Estado de São Paulo.
Ao invés de
ocorrer uma fusão entre todas as companhias, como preceituava a letra da lei,
foi decidido em Assembléia Geral Extraordinária convocada para o dia 10 de novembro de 1971, alterar previamente a denominação social
da "Companhia Paulista de Estradas de Ferro" para "FEPASA -
Ferrovia Paulista S.A.", seguido de incorporação à FEPASA do acervo total
da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, da Estrada de Ferro Araraquara S.A.,
Estrada de Ferro Sorocabana
S.A. e Estrada de Ferro São Paulo e Minas. As quatro companhias
foram declaradas extintas e tiveram incorporados os seus respectivos acervos à
FEPASA.
Em 2 de janeiro de 1998, a FEPASA foi federalizada e incorporada
integralmente à RFFSA - Rede Ferroviária Federal S.A., que foi homologado,
após a autorização dada pela Assembléia Geral Extraordinária ocorrida em 29 de maio de 1998. Com isso, o trecho correspondente a malha
ferroviária da antiga Ferrovia Paulista S.A., passa a se chamar de Malha
Paulista.
Com o leilão
de concessão da Malha Paulista, ocorrido no dia 10 de novembro de 1998, na Bolsa de Valores de São Paulo, foi
vencedor o consórcio ligado à FERROBAN - Ferrovias Bandeirantes S.A., concessão
essa por um período de 20 anos renováveis em igual prazo, a partir de 01 de janeiro de 1999, quando assumiu o controle do trecho
paulista. Com o tempo, a FERROBAN teve seu controle indireto assumido pela América Latina Logística,
em vista da operação de incorporação de ações da holding Brasil Ferrovias à
ALL.
A holding
governamental RFFSA foi dissolvida, de acordo com o Decreto nº 3.277, de 7 de dezembro de 1999, entrando em liquidação, iniciada em 17 de dezembro de 1999, por deliberação da Assembléia Geral dos
Acionistas, conduzida sob responsabilidade de uma Comissão de Liquidação, com o
seu processo supervisionado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e
Gestão, através do Departamento de Extinção e Liquidação – DELIQ.
A parte da
malha ferroviária da Fepasa utilizada para o transporte suburbano nas regiões
Oeste e Sul da Grande São Paulo permaneceu sob controle do Governo do Estado de
São Paulo através da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
G12 com pintura cinza
Fonte: Wikipedia.com
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