sábado, 6 de abril de 2013

Estação de Tatuí breve histórico

E. F. Sorocabana (1889-1892)
Cia. União Sorocabana e Ytuana (1892-1907)
Sorocabana Railway (1907-1919)
E. F. Sorocabana (1919-1971)
FEPASA (1971-1998)
ALL (1998-2012)
Ramal de Itararé - km 158,407 SP-2908














Inauguração: 11.07.1889 com trilhos.
Uso atual: estação
Data de construção do prédio atual: 1932

HISTORICO DA LINHA: O ramal de Itararé começou a ser construído em 1888, partindo da estação de Boituva, mas somente em 1895 chegou a Itapetininga, com extensão de 65 km. Somente em 1905 as obras foram retomadas, e em abril de 1909, a estrada chegou finalmente a Itararé. Sempre crescendo em importância por causa de sua ligação com o sul, o ramal passou a sair da estação nova de Santo Antonio - hoje Iperó - em 1928, aproveitando as obras de retificação e duplicação da linha-tronco, diminuindo o trecho em 23 km. Em 1951, a linha foi eletrificada até Morro do Alto. Em 1960, até Itapetininga e não passou daí. Em 1978, o tráfego de passageiros no ramal foi extinto. Em 1973 foi construído, de Itapeva, um ramal para Apiaí, e desse, outro para Pinhalzinho, que encontrava a nova linha que vinha da região de Curitiba. O trecho a partir de Itapeva acabou desativado depois que o trecho paranaense até Jaguariaíva foi suprimido, nos anos 90. Entretanto, em 22/12/1997, o trem de passageiros, voltou a funcionar, desta vez entre Sorocaba e Apiaí. O trem, com algumas interrupções, funcionou até fevereiro de 2001. O trecho entre Itapeva e Itararé teve os trilhos arrancados em 2001. Hoje, apenas as estações de Tatuí, Itapetininga e Buri ainda funcionam para carga de mercadorias, sob a administração da ALL.

A ESTAÇÃO: A estação de Tatuí foi aberta em 1889 como ponta de linha do ramal. Existem fontes que dão a inauguração como tendo sido em 20/04/1888, mais de um ano antes. Em 1932, foi inaugurada uma nova estação, maior que a original, no que parece ter sido uma grande reforma e não a construção de um prédio novo. Em 31 de julho de 1950, a eletrificação do ramal foi inaugurada em seu primeiro trecho, justamente acabando em Tatuí. Depois da supressão do trem de passageiros do ramal, em 1978, a estação perdeu suas funções. Com a ativação do trem Sorocaba-Apiaí, em 1997, ela voltou a funcionar. O prédio estava em estado razoável de conservação, mas era uma bela construção ainda em 1998, quando desci lá, passageiro do trem... "Passei por Tatuí hoje. A estação não está abandonada como as demais, pois ali virou um terminal intermodal para containeres e carretas bi-modais. Menos mal, pois o patrimônio está a salvo" (Carlos Almeida, 03/11/2000). O trem para Apiaí acabou no final de fevereiro de 2001. A estação ainda funciona, como estação intermodal da ALL, atual concessionária da linha.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Carlos Roberto de Almeida; Adriano Martins; E. F. Sorocabana: relatórios oficiais, 1875-1969; IBGE, 1960; Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)

Estaçâo de Tatuí, a original, por volta de 1915. Extraído do livro de Gerodetti e Cornejo, Lembranças de São Paulo 3, 2003.

A estação atual de Tatuí, anos 1930. Autor desconhecido 




Fonte: Estações ferroviarias do Brasil/tatuí

Nenhum comentário:

Postar um comentário