domingo, 18 de julho de 2021

Locomotiva Indiana WDM2

 

Locomotiva WDM2 tracionando composiçãode passageiros


Ainda sobre as locomotivas indianas, tratemos brevemente da classe WDM, segunda geração, estas, construidas pela ALCO - American
Locomotive Company - para servirem no trecho indiano a sigla de seu modelo quer significar - W - para uma locomotiva de bitola larga, - D -, locomotiva a diesel e - M - por se tratar de uma locomotiva de tráfego misto, uma vez que tracionam todos os tipos de composições na ferrovia indiana.
 
Sua construção não se limitou apenas à ALCO, mas também houve algumas unidades construidas pela Bararas Locomotive Works - BLW - entre os anos de 1962 e 1998.
 
Na verdade, seu modelo não é o conhecido WDM2, mas sim DL560C em sua ficha técnica.
 
Com seus motores GE 752, BHEL 4906 BZ e 4907 AZ V16 possuem o som clássico dos motores GE antigos como os das nossas U20C e C30-7.

Mesmo com com 59 anos de serviço e com a introdução de locomotivas mais modernas projetadas especificamente para o perfil de linha indiano, as WDM ainda continuam operacionais.
 
 
 
 
 
 
Fonte: Pesquisa pessoal.





Locomotivas Indianas série WDG

Locomotiva WDG3A, um dos modelos WDG da classe

 Estas locomotivas indianas até certo ponto parecidas com as nossas G12 foram desenvolvidas pela BLW - Baranas Locomotive Works - para servir no trecho indiano à Indian Railways.

A sigla WDG quer significar que se trata de uma locomotiva de bitola larga - W -, de motor diesel - D - e que serve para tráfego de mercadorias - G -. No entando, vemos que atualmente estas locomotivas não se limitam apenas a tracionar composições de carga mas, em muito, os trens de passageiros indianos.

Com seus antigos motores BHEL TG 10931 AZ possui um dos mais bonitos sons, nos fazendo lembrar muito do som das nossas U20 e C30.


 

 

Fonte: Pesquisa pessoal. 

quinta-feira, 20 de maio de 2021

 SD 60M Uma das mais belas locomotivas.



Com sua aparência distinta e seu design imponente esta locomotiva desperta atenção.

Produzida pela gigante EMD, esta locomotiva de sistema diesel-elétrico tem potência de 3.800hp possuindo dos truques de 3 eixos cada fora projetada para realizar longas viagens com grandes volumes de carga a serem tracionados.

No brasil umas das empresas que operam essa beleza de locomotiva é Estrada de Ferro Carajás, onde a utiliza na tração de minério de ferro.




Fonte da imagem: RailPictures.Net.